titulo
O filme Black relata a vida de Michelle, uma irmã mais velha cega e surda. Que por suas impossibilidades de comunicação desrespeita os seus pais. Estes que sabem lhe darem com as deficiências da menina. Em que decidem contratar um professor (Debray Sahai) especializado no ensino de pessoas com necessidades especiais. Que mesmo com a resistência da família, acaba encontrando métodos criativos e inusitados para ensinar a menina.
Tal forma que, a Michelle consegue ingressar na universidade e depois de 40 anos se forma. Após três anos de reprovações consecutivas, Michelle pensa em abandonar a universidade e voltar à casa de seus pais. A universidade, com o intuito de contribuir em sua formação e evitar a sua desistência, publica livros de artes em braile. Foi o momento que Debraj passou a demonstrar os primeiros sintomas de sua doença ao esquecer a saída da universidade e também ao esquecer Michelle próxima a uma sorveteria.
Dessa forma, surgem na personagem o medo que Debraj a esquecesse, o medo de não amar fisicamente nenhum homem, o medo que surgiu após do casamento de sua irmã. Este último medo resultou no motivo de separação de Debraj e Michelle, quando a mesma pediu ao seu professor que a beijasse seus lábios. Ele a beija e fica distante de sua aluna por 12 anos.
Entretanto, ela após muitos anos se formou em artes, e o professor passou a viver num manicômio. Que ao vê-la de beca, Debraj passou a se lembrar de seu sonho em ver Michelle formada. E assim, ela passou a reeducar Debraj com seu método de carinho e atenção dados em cada visita. Compreende-se de forma subjetiva que ela conseguiu alcançar a luz. Esta palavra que para ela representava o conhecimento. E representado na cena da sua formatura em que fez uma homenagem ao grande mestre que teve em sua vida.
Portanto, é uma estória de diversas e preciosas lições de vida. Apresentando a grande importância da superação da menina cega e surda e do papel importante de um