fisica
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Aluno:
Orientador:
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM DINAMÔMETRO DE BAIXO
CUSTO PARA O PROJETO BAJA SAE - UFRGS
Um dinamômetro de reação é um equipamento fundamental para a realização de testes necessários para o aperfeiçoamento do sistema de transmissão dos veículos Baja
SAE construídos pelos alunos da universidade. Neste trabalho busca-se a forma mais econômica de construir tal equipamento adequando-o às necessidades do projeto em questão.
As principais necessidades a atender são:
• Baixo custo de construção e manutenção
• Bons resultados para o motor de 10 HP utilizado.
• Possibilidade de trabalhar com ampla faixa de torque
(permitindo trabalhar com um ou vários componentes do trem de força do protótipo)
• Construção compacta e desmontável.
É necessário que o dinamômetro seja de freio, não somente inercial, já que um dos estudos que se pretende realizar é da eficiência de transmissões continuamente variáveis por correia, que dependem da geração de calor durante funcionamento prolongado sob carga.
Foi selecionado construir um dinamômetro com freio a fricção pois dispõe-se de vários componentes de freio de motocicletas utilizados em protótipos construídos pelo grupo no passado.
O dinamômetro foi projetado de forma a ter uma capacidade máxima de absorver um torque de 500 Nm. Esse valor foi verificado através de outros trabalhos como sendo acima do torque máximo que o sistema de transmissão completo, em sua maior redução, é capaz de gerar.
Conjunto base-dinamômetro
Para uma maior flexibilidade do sistema, permitindo que este seja utilizado para diversas combinações de componentes, uma base foi desenhada de forma a permitir que o dinamômetro em si, contendo o freio e a célula de carga, pudesse ser posicionado na base de várias formas.
As renderizações abaixo mostram duas configurações de montagem possíveis.
Conjunto freio-célula de carga
A parte principal