fisica
ADIEL CRISTIAN ROBALO, THIAGO AMARAL, DENILSON LOPES
FISICA GERAL D
São Luiz Gonzaga
2014
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI – SÃO LUIZ GONZAGA
ADIEL CRISTIAN ROBALO, THIAGO AMARAL, DENILSON LOPES
EQUIPAMENTOS USADOS PARA FORMAÇÃO DE IMAGENS NA MEDICINA
Trabalho de pesquisa pertencente ao Curso de Engenharia Elétrica, da URI São Luiz Gonzaga, como quesito para avaliação na disciplina de Física D.
Professora Acadêmica: Neiva Almeida
São Luiz Gonzaga
2014
INTRODUÇÃO
Por meio deste trabalho vamos aprofundar nossos conhecimentos a respeito de como funcionam os equipamentos que são utilizados para se tirar radiografias, isto é, equipamentos que utilizam raios X para a formação de imagem.
DESENVOLVIMENTO
RAIOS-X
Os raios-X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 angström (5 pm) até dezenas de angström (1 nm).
Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen.
A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.
A DESCOBERTA