fisica
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada em centímetros e em polegadas, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
Este foi utilizado para medir inicialmente 10 vezes o diâmetro e a altura de um cilindro de madeira e observar as diversas variações de tamanho, obtendo assim a média aritmética, para encontrar um valor mais provável e aproximado do real.
Introdução teórica
Na aula foi apresentada a teoria dos erros em instrumentos de medida assim como a diferença entre precisão e exatidão, foi dado exemplos de como calcular o erro relativo e absoluto das medições possíveis a serem realizadas, para assim encontrar o valor chamado de verdadeiro, ou seja, o valor exato da medida, quando este é conhecido e o valor mais provável que se dá a partir da média aritmética de algumas medidas de um mesmo objeto.
Porém, quando é falado em grandezas físicas nunca é assumido um valor totalmente exato, sempre aproximado ao máximo possível, mesmo o paquímetro devidamente calibrado, que tem uma das medições mais precisas e exatas, entre os instrumentos, não podemos levar em consideração uma única medida como verdadeira.
No experimento podemos comparar essa teoria medindo um cilindro de madeira 10 vezes utilizando um paquímetro e obtivemos diversas medidas do diâmetro e da altura, extraindo sua média aritmética podemos concluir um valor como o mais provável.
Método experimental
Para o experimento começar em sala de aula, foi necessária uma breve explicação teórica dada pelo professor sobre a diferença