fisica
Assim se amplia a visão do esporte para torna-lo uma ferramenta de educação, e na pratica de esportes no projeto visualiza-se o papel de socialização das crianças e adolescentes, onde tem a inserção dos mesmos em um contexto social, através do esporte.
Para Vygotsky (1994, p. 56), “desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento e é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas. Existe um percurso de desenvolvimento do organismo individual, pertencente à espécie humana, mas é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, não fosse o contato do indivíduo com certo ambiente cultural, não ocorreria”.
A prática esportiva vem como um instrumento que visa o desenvolvimento das crianças e adolescentes, para capacita-los a lidar com as suas necessidades, desejos e expectativas, de forma que ele mesmo possa ter competência técnica social e comunicativa para o seu próprio desenvolvimento individual e social. O esporte vem para “ajudar” a integras as finalidades gerais da educação, para desenvolver as suas individualidades para formar assim um cidadão para com as praticas sociais, assim permite que explorem suas ações envolvendo diferentes situações. Também vem como estimulo da personalidade intelectual e física que assim oferece integração social.
A educação nova, alargando sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, sua verdadeira função social, preparando-se para formar a “hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os