FISIOTERAPIA
- SISTEMA ARTICULAR ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
B) Articulações cartilaginosas =
Nesse caso os ossos estão unidos tanto por cartilagem hialina (primária), quanto por cartilagem fibrosa
(secundária). Podem ser do tipo:
ATENÇÃO:
Este roteiro é um auxílio para seu estudo em aulas práticas e teóricas. Ele de modo algum é uma lista de assuntos que possam ser cobrados em provas teóricas ou práticas. Desta forma, o aluno não deve limitar seu estudo a este roteiro ou aos assuntos nele tratados. É indispensável consulta à bibliografia recomendada e a frequência às aulas.
3.1-
Sincondrose = Esse é o tipo de articulação onde os ossos são unidos por cartilagem hialina, que permite ligeira inclinação durante o início da vida. Este tipo de articulação é em geral uma união temporária, portanto, quando o crescimento é atingido essa cartilagem é substituída em osso. Exemplos: Discos epifisários; Costocondral.
Classificar as articulações quanto ao conteúdo tecidual Classificar as articulações quanto ao movimento Identificar os componentes anatômicos das articulações sinoviais
Sínfise = Nesse caso as superfícies dos ossos articulados estão cobertos por cartilagem hialina e os ossos são unidos por tecido fibroso forte.
Essas
articulações são fortes, ligeiramente móveis. Exemplos: Sínfise Púbica; Discos
Intervertebrais.
CONCEITO
Local de união entre dois ou mais ossos, independente do grau de movimento permitido por essa junção.
3.2-
CLASSIFICAÇÃO
DAS
ARTICULAÇÕES QUANTO AO
CONTEÚDO TECIDUAL
C) Articulações Sinoviais = É o tipo mais comum e importante funcionalmente, possui uma substância lubrificante, chamado líquido sinovial, sendo revestidas por uma membrana sinovial ou cápsula.
Componentes Anatômicos
- Cápsula articular
- Membrana sinovial
- Líquido sinovial
- Cartilagem articular
- Ligamentos intracapsulares
- Ligamentos extracapsulares
A) Articulações Fibrosas = São as