fisica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
PROF.ª
05 MAIO 2014
NOME DO ALUNO
TRATAMENTO DE ESGOTO
1 INTRODUÇÃO
Existem dois tipos de tratamento de esgoto na Sanepar. Cada área ou bairro utiliza a forma mais adequada ao ambiente físico. O tratamento de esgoto aeróbico é indicado para lugares com amplos espaços físicos, o resultado de seu tratamento é de 95% de eficácia, porém, apresenta maior consumo de energia elétrica. Já o tratamento anaeróbico, utilizado no bairro em que resido, ocupa pouco espaço em comparação ao anaeróbico, não precisa de outros tipos de energia suplementar, além de produzir o biogás, que pode ser utilizado como combustível. Esse tipo de tratamento foi desenvolvido pela Sanepar, e hoje, é o mais adequado.
2 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
2
Onde moro tem tratamento de esgoto. Existem vários tipos de esgotamento sanitário, no meu bairro é pelo processo de Ralf ( Reator Anaeróbico de Manto de Lodo e Fluxo Ascendente). Ele produz biogás, que pode ser utilizado como combustível, e ainda economiza espaço.
O processo desse tratamento é feito da seguinte forma:
O esgoto é coletado nas casas, prédios, escolas até a ( ETE – Ralf) Estação de Tratamento de Esgoto, por rede coletoras e interceptores. Quando o esgoto chega na estação, é gradeado para reter sólidos grosseiros. Depois, o líquido é bombeado à ETE pelos conjuntos motobombas. Os materiais sólidos são separados, então, é levado pelas caçambas para o aterro sanitário.
Aí o líquido recebe o tratamento anaeróbico, que é pelo manto de lodo que se forma no fundo do tanque, rico em bactérias. Depois que o esgoto passa por esse manto, retém e decompõe a matéria orgânica. O esgoto tratado é coletado e enviado à etapa de tratamento final, que é o pós – tratamento. Ele trata novamente o esgoto, passando pelo filtro biológico ou pela lagoa de polimento para uma purificação melhor. Agora, seu efluente pode ser lançado nos rios sem causar danos