fisica
O relatório da aula experimental do dia 08 de abril de 2014 tem como objetivo a apresentação da importância da forma de manuseio e operação dada aos instrumentos de medidas dentro do laboratório, como também, possibilitar a solução dos problemas propostos na unidade Instrumentos de Medidas.
A física, como ciência, estuda a natureza e seus fenômenos. Todavia, por mais que seja conhecida como exata, ela não está livre dos erros. As falhas estão presentes nas variadas formas – seja através do manuseio errado por forma do experimentador; através de sucessivos erros; da má calibração dos instrumentos; ou de condições adversas do ambiente.
Na aula, realizaram-se medidas que ajudaram a minimizar os erros. É notório ressaltar também que houve a visualização da funcionalidade de cada instrumento dentro de um laboratório. Logo, possibilitou a criação de uma contextualização da física com o dia a dia.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os exercícios propostos dentro da unidade de Instrumentos de Medidas foram concretizados através dos conhecimentos de conceitos estatísticos, como: desvio de medida, média aritmética, desvio médio, desvio padrão, variância e desvio padrão médio. Alguns conceitos de teoria dos erros também foram necessários, tais como: algarismos significativos, arredondamento de valores, operações matemáticas envolvendo números com erros e propagação de erros.
Da parte estatística temos que:
• Média aritmética: é a soma de todos os valores encontrados, dividido pelo número desses valores. Sua formulação é dada por: • Desvio de uma medida (d): é a diferença entre a média aritmética de diversas medidas e o valor Vi de cada medida. di = Vi - Vm
• Desvio médio (dm): é a média aritmética dos desvios encontrados. • Desvio padrão (dp): numa série de medidas é a raiz quadrada da razão entre a soma dos quadrados dos desvios e o número de medidas na série menos um. • Desvio padrão médio (dpm): de uma