fisica
Curso de radiologia medica
Física aplicada modelos atômicos
Aluno: Ádrio Guilherme de Araújo
Natal/RN
2014
Modelo atômico Leucipo e Demócrito
Leucipo de Mileto e seu discípulo Demócrito de Abdera são geralmente apresentados juntos porque seus pensamentos constituem uma única doutrina reunida em vários textos conhecidos como a obra da escola de Abdera. O átomo é para esses filósofos o elemento primordial da Natureza. São indivisíveis, maciços, indestrutíveis, eternos e invisíveis, podendo ser concebidos somente pelo pensamento, nunca percebidos pelos sentidos uma introdução ao modelo atômico: Leucipo e Demócrito os pais da teoria atômica foi por volta de 400 a.c. que os filósofos Leucipo e Demócrito formularam a sua teoria de como é constituído a matéria. Nessa teoria a matéria era constituída por pequenas partículas que sempre existiram e que seriam indivisíveis: os átomos esses átomos de Demócrito deveriam atender ás seguintes condições , os átomos constituíam toda e qualquer matéria. Os átomos seriam qualitativamente iguais, diferentes ,apenas na forma, no tamanho e na massa.
Para Demócrito a grande variedade de matérias na natureza provinha dos movimentos dos diferentes tipos que, ao se chocarem, formavam conjuntos maiores, gerando diferentes corpos, com características próprias. As ideias de Demócrito e de Leucipo foram apenas retomados depois da idade média
MODELO ATÔMICO PROPOSTO POR ARISTÓTELES
Para Aristóteles, toda a matéria seria formada por uma única essência, baseada em quatro qualidades primárias (quente, frio, seco e úmido) que se combinavam aos pares, formando os elementos terra, água, ar e fogo.
Essa hipótese de Aristóteles era sustentada pela teoria do vitalismo que predominava na época, segundo a qual, toda matéria se comportava como um organismo vivo.
(Essa ideia se manteve desde os anos 300 a.C até 1500 d.C).