Fisica
O Principio de Pascal reza que uma variação de pressão aplicada sobre um fluido é transmitida igualmente por todo o recipiente que o mesmo está contido. Tal princípio se aplica a várias situações cotidianas, que vai desde o macaco hidráulico até a sua aplicação em barragens e poços artesianos.
Matematicamente, definimos por:
ΔP= ρg Δh
Onde, * ΔP é a variação da pressão no fluido * ρ é definido como a densidade do fluido * g é a aceleração da gravidade * Δh é a variação de altura
Portanto, para dois pontos diferentes, se ambos possuírem a mesma altura do fundo do recipiente, podemos concluir que estes dois pontos estão submetidos a uma mesma pressão.
Uma aplicação do princípio de pascal são os vasos comunicantes, onde um recipiente é formado por diversos ramos que se comunicam entre si, a superfície livre de um liquido que ocupa diferentes partes deste recipiente é horizontal, ou seja, por sofrer a mesma pressão, ele sobe a mesma altura em todos os ramos.
Aplicações do Princípio de Pascal:
°Prensa Hidráulica
Ao se imaginar um recipiente fechado, cheio de um líquido, e este apresentando duas aberturas, sendo uma, inúmeras vezes maior que a outra, ao se colocar um pistão bem justo em cada uma das aberturas, uma força mínima F1 igualará a uma força F2 de inúmeras vezes maior que a F1. E qualquer que seja a proporção das aberturas, se as forças obedecerem a mesma proporção, as forças nos pistões estarão em equilíbrio.
F1/A1 = F2/A2
° Vasos Comunicantes
Se um recipiente é formado por diversos ramos que se comunicam entre si, a superfície livre de um liquido que ocupa diferentes partes deste recipiente é horizontal, ou seja, por sofrer a mesma pressão, ele sobe a mesma altura em todos os ramos.