DR e DPS PRONTO!
Dispositivos de segurança (DR e DPS)
Anderson Ludwig Cheme, 01
2323
Professor: Idemir Paulo Rossetti
Novo Hamburgo, agosto de 2012.
Conteúdo
Introdução: Hoje em dia a energia elétrica é essencial na vida dos seres humanos, mas para usá-la com traquilidade e segurança são necessários dispositivos que possam prevenir e interromper acidentes, sejam esses pessoais ou patrimoniais.
A norma brasileira NBR 5410/2004 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão - exige que toda e qualquer instalação elétrica possua dispositivos de segurança, pois são eles os responsáveis pela proteção contra curtos circuitos, sobre correntes, sobre tensões..., instalações elétricas onde há ausência destes dispositivos, seja ele qual for, são instalações inseguras e contra as leis, podendo o responsável por essa instalação ser penalizado pela irregularidade.
Este trabalho de pesquisa teve como fundamentação geral a análise dos dispositivos diferenciais residuais (DR) e suas ramificações, e os dispositivos de proteção contra surtos (DPS).
A primeira parte deste trabalho será desenvolvida apresentando um estudo sobre o uso do dispositivo diferencial residual (DR), suas variedades, seu princípio de funcionamento, sua forma de instalação, e classificação. O dispositivo diferencial residual (DR) destina-se à proteção contra choques elétricos e princípios de incêndio. É um dispositivo de uso obrigatório, de acordo com a norma da ABNT NBR 5410/2004 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Este tem a função de detectar fugas de corrente para a terra em instalações elétricas desligando imediatamente a alimentação do circuito. As fugas de corrente à terra ocorrem normalmente por deficiências na isolação de fios ou por contato acidental em pontos energizados.
Em seguida será apresentado o desenvolvimento de um estudo sobre dispositivo de proteção contra surtos (DPS), suas categorias, tecnologias