fisica
Tubo de Pitot ou tubo pitot é um instrumento de medição de velocidade muito utilizado para medir a velocidade de fluidos em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, em laboratórios de aerodinânica e também em hidrologia para a medição indireta de vazões em rios e canais, em redes de abastecimento de água, em adutoras, em oleodutos e ainda a velocidade dos aviões, medindo, neste caso, a velocidade do escoamento do ar.
Resumo:
Neste trabalho falaremos sobre o tubo de Pitot, como foi criado, como funciona, formulas para calculo e suas aplicações.
Também demonstraremos esquema de funcionamento de um tubo de pitot, usado em aeronaves.
INTRODUÇÃO
O sistema de tubo estático PITOT é um dispositivo engenhoso inventado pelo físico Henri Pitot em 1732.
As fórmulas para cálculo da vazão com o uso de tubos de Pitot são as seguintes: para fluidos incompressíveis,
e
para fluidos compressíveis, onde v é a velocidade do fluxo, Δp é a diferença de pressões dinâmicas, ρ é a densidade do fluido, pe é a pressão estática e k é a constante de compressãoa adiabática (ou seja, a relação entre as capacidades caloríficas específicas Cp e Cv). O dispositivo é na verdade um manômetro de pressão diferencial. Um exemplo de um manômetro de pressão é um manômetro de pressão de pneu.
Na aviação esse sistema é usado como medida de velocidade. A velocidade do ar é a medida da velocidade do avião em relação ao ar ao seu redor.
A extremidade aberta do tubo pitot, geralmente instalado na superfície que fica de frente para o fluxo de ar. O indicador de velocidade de ar mede, na verdade, a diferença entre um sensor estático que não está na corrente de ar e um sensor (tubo pitot) submetido ao fluxo de ar. Quando o avião fica parado, a pressão em cada tubo é igual e o indicador de velocidade do ar fica no zero. O movimento rápido do ar durante o voo causa uma pressão diferente entre o tubo estático e o tubo pitot. A pressão diferencial faz