fisica
O folclore da região sudeste apesar de conter vários mitos e lendas que são comuns em outras regiões brasileiras e até em outros países a cultura popular também tem mitos regionais. Os costumes folclóricos da região incluem dança, seres misteriosos e festas marcantes. Um ponto a ser destacado que há uma forte influência da cultura afro no folclore dessa região. Isso se deve ao fato de que, na época da escravidão, os centros comerciais e as grandes plantações das fazendas que os negros trabalhavam se situavam nesse local.
Danças de uma forma geral, a dança da cana-verde, a quadrilha e o fandango são as praticadas em toda região. A quadrilha tem destaque por estar vinculada à festa nacional de São João. há outras danças que são típicas da região, com mais presença em alguns estados isoladamente. É o caso do batuque (SP, MG e ES), catira (SP e MG), caxambu (MG, RJ), ciranda (RJ), dança de São Gonçalo (MG, SP), dança do tamanduá (ES), fandango (SP), jongo (MG, SP) e Mineiro-pau (MG, RJ).
Vale destacar também a grande quantidade de danças típicas do Espírito Santo que, entre muitas, estão: a dança alemã bate flechas, dança açoriana, congo e a tradicional capoeira
Festas As festas características da região sudeste. O carnaval é a mais famosa.Assim como a quadrilha. Ainda há outras festas que são tipicamente do sudeste brasileiro: as festas juninas (quando são dançadas a quadrilha, os rodeios, a folia de reis (festa realizada do 24 de dezembro até 6 de janeiro), a festa do divino Espírito Santo (em Diamantina-MG) e ainda outras festas que são mais regionais nos quatro estados.
Missa dos Mortos
João Leite assistiu a uma missa dos mortos.
Morando da sacristia do templo, cuja conservação lhe era confiada, achava-se deitado altas horas quando ouviu bulha na capela.
Era uma daquelas noites frias e chuvosas de Ouro Preto, quando em Minas começa o tempo das águas.
Estava com a cabeça debaixo do cobertor e todo