Ciência da comunicação
Linguagem - é o sistema através do qual o homem comunica suas idéias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.
Língua - O conjunto das palavras e expressões usadas por um povo, modo de expressão escrita ou verbal de um autor, de uma escola, de uma época, a linguagem própria de uma pessoa ou de um grupo, qualquer dos sons emitidos por um animal ou que imitam a voz humana.
Fala - É a utilização oral da língua pelo indivíduo. É um ato individual, pois cada indivíduo, para a manifestação da fala, pode escolher os elementos da língua que lhe convém, conforme seu gosto e sua necessidade, de acordo com a situação, o contexto, sua personalidade e o ambiente sociocultural em que vive.
Função referencial ou denotativa - transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação.
Ex.: “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. O Popular, 16 out. 2008.
Função emotiva ou expressiva - o objetivo é transmitir suas emoções e anseios, a realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
Função conativa ou apelativa: O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, sugestão, convite ou apelo, esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade.
Ex: Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos!
Função metalinguística: Essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, por exemplo.
Ex.: Pegue um jornal, pegue a