Comunicação em ciencia e tecnologia
ANÁLISE DAS REVISTAS PESQUISA FAPESP E MINAS
FAZ CIÊNCIA
Resumo. Este trabalho se propõe a mostrar os primeiros passos da análise proposta para a pesquisa de mestrado "O papel educativo do jornalismo científico: análise das revistas Pesquisa Fapesp e Minas Faz Ciência" a partir da matéria “Batalhas farmacológicas – Ciência de ponta busca soluções para doenças tropicais negligenciadas”, publicada na edição de outubro de 2011, da revista Pesquisa
FAPESP, analisada discursivamente no sentido de verificar a possibilidade de se aplicar os conceitos de paráfrase e metáfora ao discurso reformulado da reportagem.
Palavras-chave. 1. Revista Pesquisa Fapesp 2. Doenças Tropicais 3. Paráfrase
Summary. This paper aims to show the first steps of the analysis proposed for the
Master thesis "Science journalism’s educational role: analysis of the magazines
Pesquisa Fapesp and Minas Faz Ciência" from the article “Pharmacological Battles –
Science –edge search solutions for neglected tropical diseases”, published in October
2011 in the magazine Pesquisa Fapesp,discursively analysed in order to verify the possibility of applying the concepts of metaphor and paraphrase to the recast discourse of the report.
Keywords. 1. Pesquisa FAPESP magazine 2. Tropical Diseases 3. Paraphrase
Utilizando-se de autores como Wilson da Costa Bueno, Fabíola de Oliveira e
Sérgio Villas Boas, com a pesquisa “O papel educativo do jornalismo científico: análise das revistas Pesquisa FAPESP e Minas faz ciência” pretende-se verificar se ditas revistas exercem função educativa a um público não especializado, por meio da análise de conteúdo.
A divulgação científica é a comunicação da ciência para o público leigo, sendo o jornalismo científico uma das formas dessa divulgação, utilizando para isso linguagem acessível. Segundo Vogt (2001), existem três formas de abordar o jornalismo científico: a primeira é através de uma suposta ignorância