Estudante
Deste modo é possível descobrir quais as potencialidade e as dificuldades de cada aluno e definir se os instrumentos usados serão favoráveis para buscar a resposta do aluno, fazer com que ele demonstre de alguma forma o que foi capaz de absorver. Não esquecendo de considerar as aquisições do aluno e o quanto ele conseguiu avançar nas disciplinas: verificar se ele lida com cálculos, desenhos e escrita . As produções escolares, a participação oral, atividade em grupo também devem ser levas em considerações.
A cada novo conteúdo a ser abordado, de acordo com o plano de aula, o professor se depara com a tarefa de sondar o quanto os alunos já sabem sobre o assunto para definir como avaliá-lo e levá-lo a avançar . Quando a uma criança com deficiência na turma a História não pode ser diferente. Será preciso verificar também o que o aluno já conhece e seguir em frente com as etapas previstas. O importante é não se basear apenas em um diagnóstico médico que limita as possibilidades do aluno , proponha a situação de aprendizagem desafiadoras e interessante para descobri ate onde ele pode chegar o que mas ele pode aprender .
Para descobrir o que os alunos com algum tipo de deficiência já sabe fazer, o professor deve usar as mesmas estratégias que prepara para os demais alunos , desde que adote diferenciações adequadas a cada necessidades da criança, importante é colocar dos estudantes em contato com aquilo que pretendem ensinar. A estratégia escolhida deve permitir que eles usem durante a sondagem, informações e praticas já conhecidas, os resultados deram a ideia dos conhecimentos prévios, de cada um evite propor situações fáceis