Fisica
No experimento realizado o objetivo foi encontrar as equações que regem o movimento de um corpo que se encontra em movimento circular uniforme. Um corpo com massa conhecida foi preso a uma plataforma rotatória. Após a determinação do raio de sua trajetória e a força resultante do sistema, foi então colocado em MCU. Através de uma série de medidas feitas a partir de forças resultantes diferentes a equação do movimento do corpo foi encontrada.
2. Introdução Geral :
Pode-se dizer que uma partícula está em movimento circular uniforme quando está se movimentando sobre uma circunferência com velocidade linear de módulo constante. O vetor velocidade linear é sempre tangente à trajetória e varia continuamente porque sua direção varia. O tempo levado pela partícula para percorrer uma vez a sua trajetória é o período do movimento e o módulo da velocidade linear da partícula, no referencial em que ela descreve um MCU, é definido como a distância percorrida sobre a trajetória dividida pelo intervalo de tempo levado para percorrê-la.
3. Objetivos:
O experimento apresentado tem por objetivo determinar a equação de movimento de um corpo de massa M em trajetória circular e caracterizar o tipo de movimento circular.
4. Fundamentação Teórica:
No movimento circular existe o vetor aceleração, este é dado por duas componentes, uma tangencial e outra radial, podendo ser expressa da seguinte forma: a=at0+arR Esse movimento é caracterizado
5. Desenvolvimento Experimental:
5.1 Materiais Utilizados:
- Conjunto experimental (pasco) contendo uma plataforma rotatória com seus componentes (roldanas, massas, suportes, mola) ou Conjunto experimental (Azeheb) contendo uma plataforma rotatória, com roldana, massa de 0,15 kg (corpo em estudo), contra peso, dinamômetro de 2N;
- Fonte de alimentação;
- Fios condutores com conectores;
- Fio inextensível;
- Nível;
- Régua.
5.2 Procedimento experimental: Foi encontrado valor da massa