Fisica
Determinar o padrão de intensidade de difração por uma fenda e por uma fenda dupla, além de calcular o comprimento de onda da luz incidente a partir do espectro de difração.
4
MATERIAL UTILIZADO
•
01 Fenda fina.
01 Fenda dupla fina.
01 Régua.
01 Laser de Hélio-Neônio (He:Ne)
01 Rede de difração
INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.
Definições Importantes:
Difração é o nome genérico dado aos fenômenos associados a desvios da propagação da luz emrelação ao previsto pela óptica geométrica. O efeito de difração é observado para todos os tipos de ondas. Nas condições rotineiras raramenteobservamos a difração da luz. Entretanto, a difração das ondas sonoras é difícil de ser evitada. O somcontorna obstáculos de tamanhos razoáveis, tais como as mobílias de uma sala e preenchem todo oambiente de maneira mais ou menos uniforme. Esta diferença observada entre a difração das ondassonoras e ondas luminosas é devida à diferença entre os respectivos comprimentos de onda. Ocomprimento de onda do som é da ordem de 1 m, enquanto que o da luz visível é da ordem de 5 x 10-7m. Os efeitos de difração são apreciáveis quando os obstáculos ou aberturas são de dimensões comparáveis ao comprimento de onda.
(Figura 1: Difração por fenda simples)
Como se sabe a luz é uma onda eletromagnética, ou seja, ela é constituída por um campo elétrico e um magnético. Uma característica importante é que ela pode ser uma luz coerente (Existe a coerênciatemporal e espacial, mas aqui só trataremos da coerência espacial), como no caso da luz de um laser, ondeexiste uma relação de fase espacial bem definida em cada seção transversal que tomarmos do feixe laser.Outro detalhe importante é que é que o fenômeno da difração é um fenômeno ondulatório e nãocorpuscular.A difração por uma fenda fina pode ser observada com uma montagem experimental simples eexplicada matematicamente com um modelo também simples e que permite extrair conclusões geraisacerca da difração. Além disso,