TEOLOGIA SISTEMÁTICA
INSTITUTO EVANGELICO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
A DOUTRINA SANTA
Rio de Janeiro
Maio, 2013
INEEC
INSTITUTO EVANGELICO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
TIAGO TORRES DOS SANTOS
Trabalho apresentado em cumprimento à exigência da disciplina Teologia Sistemática, ministrada pelo professor Edson Santiago.
Rio de Janeiro
Maio, 2013
Índice
A Doutrina da Trindade na História
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
A TRINDADE SANTA
A Doutrina da Trindade na História
INTRODUÇÃO
A Doutrina da Trindade é um dos temas mais complexos e debatidos de toda a teologia e do pensamento cristão. Tal assunto possui a capacidade de gerar inúmeras dúvidas em nossa mente, tais como: como Deus é único e ao mesmo tempo três? Serão três Deuses diferentes? Será apenas um Deus, que se manifesta de três formas diferentes? Ou ainda: Um único Deus, com três subsistências distintas?
PERÍODO DA PRÉ-REFORMA
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. O resultado foi que alguns eliminaram completamente as distinções pessoais da Divindade, e que outros não fizeram plena justiça à divindade essencial da segunda e da terceira pessoas da Trindade Santa. Tertuliano foi o primeiro a empregar o termo “Trindade” e a formular a doutrina, mas a sua formulação foi deficiente, desde que envolvia uma infundada subordinação do Filho ao Pai. Orígenes foi mais longe nesta direção, ensinando explicitamente que o Filho é subordinado ao Pai quanto à essência, e que o Espírito Santo é subordinado até mesmo ao Filho. Apresentou o Filho como a primeira criatura do Pai, e o Espírito Santo como a primeira criatura do Filho. Os arianos ainda conservaram resquícios da doutrina das três pessoas da Divindade, mas esta foi inteiramente sacrificada pelo monarquianismo, em parte no interesse da unidade de Deus e em parte para manter a divindade do Filho. O