romantismo
Introdução
Este trabalho fala sobre os princípios do Romantismo e suas características, como ele marcou a historia literária e ainda permanece com uma forte valorização nos tempos atuais.
O Romantismo começou a nascer no final do século XVIII, na Alemanha com um romance que conta os sofrimentos amorosos de um jovem e seu suicídio, e na Inglaterra com um poeta libertador dos povos. Mas foi a França, a responsável pela divulgação das novas ideias influenciadas, em grande parte, pela teoria do bom selvagem.
O Romantismo expressa os sentimentos dos descontentes com as novas estruturas e relações sociais.
Romantismo
Características da linguagem romântica
Subjetivismo : o artista romântico trata todos os assuntos de uma forma pessoal, de acordo como vê e sente o mundo. Ela expressa uma visão particular da realidade, mas essa extrema valorização leva muitas vezes a deformação.
Idealização : o escritor romântico, motivado pela fantasia e pela imaginação, tende a idealizar vários temas, assim, a pratica é sempre perfeita. Para compor essa idealização, a linguagem é marcada por descrições minuciosas, com o uso constante de adjetivos, comparações e metaforização.
Fusão do grotesco e do sublime : o conceito grego de belo é abandonando pelos românticos , que defendem a união do grotesco (feio) e do sublime (bonito). Assim, apesar de sua tendência idealizante, o romantismo procura captar o homem com sua plenitude, enfocando também o lado feio e obscuro de cada ser humano.
Sentimentalismo : a relação entre o artista romântico e o mundo é sempre medida pela emoção, onde o artista tem grande envolvimento emocional. Em textos sentimentalismo são constante os sentimentos de saudade, tristeza e desilusão.
Egocentrismo: a maior parte dos poetas românticos volta-se predominantemente para o próprio eu, numa postura tipicamente narcisista.
Medievalismo: o interesse dos românticos