fisica
Resistente a contaminação por água (emulsificação)
Resistência à oxidação
Boa performance contra desgaste
Bom comportamento anti-espumante
Índice de Viscosidade IV : mínimo 100
Não pode atacar vedações do sistema hidráulico
Boa aditivação anticorrosivo
Tipos de óleos hidráulicos:
Óleos minerais: A grande maioria dos óleos hidráulicos são fabricados a base de óleos minerais (refinado de solventes parafínicos). Para melhorar o desempenho adiciona-se melhoradores de índice de viscosidade, aditivos anti-corrosivos, anti-oxidantes, aditivos EP (extrema pressão), inibidores de espuma e demulgadores.
Óleos minerais tratados São óleos minerais fabricados através de um processo especial de hidro-craqueamento. A diferencia destes óleos perante óleos minerais convencionais é a alta resistência à oxidação e a envelhecimento. Eles são livres de hidrocarbonetos não saturados. Sendo assim, eles não absorvem o oxigênio do ar.
Óleos sintéticos Em geral são óleos a base de Polialfaoleofina (PAO). Estes óleos não tóxicos podem ser usados em sistemas hidráulicos que solicitam baixa fluidez e alto ponto de fulgor. A vida útil longa destes lubrificantes reduzem o consumo e o custo de manutenção. Estes óleos sintéticos tem cada vez mais importância na industria alimentícia e farmacêutica.
Fluidos hidráulicos
Fluído hidráulico, também chamado de óleo hidráulico, são um grande grupo de fluídos usados como o meio de transmissão de energia em maquinário hidráulico, sendo qualquer equipamento ou dispositivos que possuam um sistema hidráulico de transmissão de energia e força.
Sistemas hidráulicos são também comuns em sistemas de controle hidráulico de aeronaves.
Os fluídos hidráulicos incluem compostos sintéticos, óleo mineral, água e misturas baseadas em soluções e emulsões aquosas, sendo que independentemente de sua composição e propriedades em diversas temperaturas, sua característica mais importante é a baixa compressibilidade.