Fisica
Demócrito por afirma que “Nada existe senão os átomos e vazio; tudo mais é opinião”. Ele tinha razão em acreditar que o átomo era pequenos, numerosos e quase indestrutível.
O Filósofo foi mais longe e afirmou que o universo era constituído por átomos que flutuavam ao acaso até se chocar uns com os outros, se aglutinarem e formar planeta como a terra. Além disso, dizia que a Terra é uma esfera gigante, vagando pelo espaço vazio , e que o nosso universo é apenas um entre muitos .
Mas infelizmente naquela época Demócrito não tinha como provar da existência dos átomos nem confirmação real de suas teorias. Eram meras especulações filosóficas e nada mais. Mas graças a meras especulações filosóficas de Demócrito hoje ninguém ignora que o mundo e tudo que há nele é compostos de átomos e graças a isso muitos considera ele o pai da ciência moderna.
O Matemático James Clerk Maxwell pesquisou a física das cores e a natureza dos anéis de saturno, mas seu maior feito foi, a partir das ideias de Feraday sobre os campos de força, que demonstrar matematicamente que eletricidade e magnetismo e a própria luz era manifestação de um mesmo fenômeno, as ondas eletromagnéticas. Depois de certo tempo isso ficou provado por um físico alemão que demonstrou a existência das ondas de radio e comprovou que elas viajam a velocidade da luz.
Ao comprovar que a velocidade da luz é constante, as equações de Maxwell serviram também de fundamento para as ideias radicais surgidas na mente de Albert Eintein, incluindo a teoria da relatividade especial. Publicada em 1905, a ideia virou a física de cabeça para baixo, contrariando a concepção vigente de universo