Fisica i-torque
CCE – Campus Universitário – Londrina – PR – Brasil
Resumo: Neste experimento temos como objetivo verificar como a peso e a distancia de sua aplicação influenciam no torque de um sistema.
Introdução
Os experimentos realizados visam evidenciar a existência do torque em uma balança com um apoio central.
O torque é definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força F é chamada braço do momento e é denotada por r. Note que esta distância r é também um vetor.
O torque é expressado pela seguinte relação entre os vetores distância e força:
Nos experimentos, os torques foram obtidos através da relação entre as massas e as suas respectivas distâncias em relação ao centro de apoio de uma barra. As massas foram dispostas em diversas posições de modo a explorar ao máximo a teoria relacionada ao equilíbrio estático, ou seja, quando a barra se encontra exatamente na horizontal.
Equipamentos
1 suporte universal em Y
1 barra de aço de 70
1 mufa
1 haste com eixo
1 barra perfurada de alumínio
1 estojo com contrapesos e ganchos
1 régua
Procedimento Experimental * Pratica 1:
Montamos o suporte universal com um eixo de apoio na direção horizontal, de acordo com o diagrama apresentado na Figura 1.Encaixamos a barra de alumínio perfurada no eixo de apoio, obtendo o equilíbrio estático. Contamos 6 orifícios da extremidade esquerda para o centro e colocamos a massa conhecida, e igualmente 6 orifícios da extremidade direita para o centro colocamos outra massa para equilibrar o sistema.Deslocamos a massa da direita de orifício a orifício até chegar à extremidade, medindo a massa necessária para o equilíbrio e