fisica termometro
Ana Luísa Valeriano Pereira RA: 5113416
Bruno Travizan da Silva RA: 5101235
Karine da Fonseca Silva Tristão RA: 5122575
Luiz Gustavo Fuchisatto Gonçalves RA: 5112978
Sthéphanni Carla Soares Garcia RA:5121173
Tales Peixoto Leitão RA: 5007203
Turma: 21
RELATÓRIO 1 TERMÔMETRO
UBERABA
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
RELATÓRIO 1 TERMÔMETRO
Trabalho de Física III apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e suas Aplicações IV, turma 21, turno noturno.
Orientador: Prof. Fernando Montandon Sivieri.
UBERABA
2014
1 OBJETIVO
Compreender o conceito de termometria através de diferentes tipos de termômetros e observar se há alterações de temperatura de um para o outro.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Termômetros são aparelhos usados para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por uma substância que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.
Até o advento dos modernos termômetros digitais, que usam recursos da eletrônica na medida da temperatura, os termômetros mais usados eram os de mercúrio.
O termômetro de mercúrio baseia-se na dilatação de certa quantidade de mercúrio contido num recipiente de vidro (bulbo), ligado a um tubo capilar, isto é, um tubo de diâmetro bem pequeno. A escolha do mercúrio como substância termométrica deve-se ao fato de ser um líquido de dilatação regular numa faixa de temperaturas bem ampla. Além disso, o mercúrio é facilmente visualizável, por ser opaco e brilhante.
O emprego do termômetro para avaliação da temperatura de um sistema fundamenta-se no fato de que, após algum tempo em contato, o sistema e o termômetro adquirem a mesma temperatura, isto é, alcançam o equilíbrio térmico.
Atualmente os termômetros