Tipos de Termômetro Existentes na Física
Colégio Atual De Caruaru
Letícia Maria Macêdo Silva
Turma: B2 Data: 17-02-2014
Como sabemos, termômetros são aparelhos usados para medir a temperatura. Os primeiros termômetros confiáveis e de fato precisos foram construídos por Fahrenheit, por volta de 1720. Essa medição se dá a partir do estado de agitação molecular apresentado pelos corpos. Para que tal medição aconteça de forma precisa foram desenvolvidos diversos tipos de termômetros, capazes de medir sólidos, líquidos e gases. -Clínico É o tipo mais comum, é utilizado para medir a temperatura do corpo humano. Ele funciona por meio da dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São capazes de medir temperaturas entre 34ºC a 43ºC, consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura normal seria de 36ºC a 37ºC.
Esse termômetro apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base, junto ao bulbo, o que permite a passagem do mercúrio pelo tubo capilar e marca a temperatura e faz com que o mercúrio não volte à posição inicial, para que isso aconteça é necessário agitar o termômetro.
-De cristal líquido Também serve para medir a temperatura do corpo humano, mas, diferentemente do termômetro clínico, ele funciona com uma escala de cor, do cristal líquido que possui no interior, de acordo com a temperatura. No entanto, os especialistas dizem que não são muito confiáveis.
-A álcool
Utiliza o mesmo principio que o termômetro clínico, o da dilatação de líquidos, e é mais utilizado em laboratório, pois é capaz de medir temperaturas entre -10ºC e 150ºC. Também é utilizado para medir a temperatura ambiente nas casas.
Alguns modelos desse termômetro possuem um corante vermelho, que o torna mais barato que o de mercúrio e menos prejudicial a saúde por não ser um metal tóxico como o mercúrio.
-De máxima e mínima Como o próprio nome sugere, registra a temperatura mais alta e mais baixa em determinado