relatório de física termometro
Construir um termômetro usando uma coluna de água e aplicar conceitos da termodinâmica, através da ideia de escala termométrica.
2. INTRODUÇÃO
A temperatura de um corpo é uma medida da agitação térmica das partículas que o constituem (átomos ou moléculas). Quanto maior for a agitação média destas partículas, maior será a sua temperatura. Diz-se que dois corpos em contato estão em equilíbrio térmico quando a temperatura de ambos é a mesma. A relação de transitividade estabelece que se um corpo A está em equilíbrio térmico com B e o corpo B está em equilíbrio térmico com C, então, A estará em equilíbrio térmico com C. Esta relação permite construir aparelhos de medidas de temperatura, para tanto é bom lembrar que diversas propriedades físicas dos materiais dependem da temperatura.
Os termômetros mais comuns fazem uso das propriedades térmicas do mercúrio. Estes termômetros são construídos com vidro e bulbo ligados a um tubo capilar. Quando o mercúrio do bulbo é aquecido seu volume se expande (mais do que o do vidro) e ocupa o capilar até uma certa altura, que graduada convenientemente e dentro de certos limites, pode ser linearmente relacionado à temperatura. Para definir uma escala termométrica necessitamos de uma relação entre a grandeza termométrica (por exemplo, altura da coluna de mercúrio) e a temperatura e de dois valores de referência. As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. As escalas surgiram da necessidade de quantificar o quanto um corpo está quente ou frio, e da necessidade de melhorar as medidas das temperaturas.
Existem vários tipos de escalas, das quais as mais conhecidas são a escala Celsius, escala Kelvin e escala Fahrenheit.
Escala Celsius: A Escala Celsius é a mais comum entre todas, foi criada em 1742 pelo astrônomo sueco Anders Celsius. Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água, ou seja, 0° para o ponto de