Laboratorio de fisica: Construindo um termometro
1. Objetivo: Construir um termômetro de álcool.
2. Introdução:
Damos o nome de temperatura a grandeza física que expressa a medida da agitação dos átomos ou moléculas de um corpo. Como se sabe a matéria é constituída de partículas extremamente pequenas denominadas átomos e moléculas. Quanto mais a matéria é aquecida maior a agitação de suas moléculas e com isso maior será a temperatura do corpo que dará origem a dilatação do corpo.
Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. A água é a única substancia, que melhor se tem conhecimento, que diferente das outras substancias ao ser aquecida 0 ºC até 4 ºC, a água sofre uma contração, ou seja, uma diminuição do volume. No aquecimento acima de 4 ºC a água sofre uma dilatação, isto é, um aumento do volume.
Esse comportamento é explicado pela existência de um tipo especial de ligação entre suas moléculas: as chamadas pontes de hidrogênio.
Essa propriedade das substancias de se dilatar (se alterar conforme a temperatura) é aproveitada para a construção de um termômetro. O termômetro funciona com o princípio de equilíbrio térmico, ou seja, ao ser colocado em contato com um corpo ao passar do tempo ele atinge o equilíbrio térmico com corpo fazendo com que a substância termométrica se dilate ou contraia, quando isso ocorrer ela indicará um valor. Mas para ter esse valor é necessário ter escalas numéricas no Capilar, para isto ocorrer os termômetros são feitos baseados em dois pontos de fácil marcação, chamados de pontos fixos.
Pontos fixos: Para construir uma escala termométrica é necessário estabelecer seus pontos fixos, atribuir valores a esses pontos e dividir em partes iguais o intervalo entre eles.
Os pontos fixos são estabelecidos da seguinte maneira; escolhemos determinados fenômenos físicos que podem ser repetidos em condições idênticas quantas vezes forem