FISICA - INTENSIDADE - ELETRICIDADE
DE FISICA
Nome: Danielle Lima
Nº12
3ºB
ProfªElaine
Intensidade
Em física, a intensidade de uma fonte ou onda mede a variação do fluxo de energia no tempo, basicamente quanto maior a intensidade maior o fluxo de energia pelo espaço. É também importante notar que a intensidade pode mudar conforme as características do espaço, por exemplo: a luz solar, um tipo de onda, tem sua intensidade reduzida no vácuo, em comparação ao percurso que percorre no interior de uma estrela, isto ocorre porque dentro da estrela os fótons tem que vencer os gases desta estrela, que funcionam como uma barreira para o movimento dos mesmos, obrigando os fótons a se moverem em um espaço menor, e de um lado para o outro, o que aumenta a intensidade do fluxo de fótons, já no vácuo os fótons são dissipados em todas as direções sem nada que os impeça de continuar seu caminho.
Cargas elétricas
Nas cargas elétricas, que não podem se mover sem o auxílio de um condutor, há a diferença potencial é um fator importante nos fenômenos elétricos, pois mede a tendencia das cargas se moverem pelo condutor. Esta diferença é o produto da intensidade elétrica com a resistência elétrica. O principio que diz isto é a Lei de Ohm. Este principio é usado na criação de equipamentos de aquecimento e de chuveiros elétricos, pois quando as cargas elétricas passam pelo condutor que possui uma resistência elétrica elevada, fazem com que as cargas se choquem com a matéria desse condutor transformando-se em calor.
Medida de intensidade
No SI é medida em W/m². Matematicamente se tem:
Onde P é a potência; dA um infinitésimo de área;
I a intensidade.
CORRENTE ELÉTRICA
A corrente elétrica (AO 1945: corrente eléctrica) é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica1 , ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio