Fisica III Tipos de raio
Engenharia de Produção - Turma
Trabalho 2º Bimestre 3°Semestre
Atividade Prática Supervisionada Disciplina: Física III Profª.
Aluno:
Aluno:
Aluno:
Aluno:
RIO GRANDE / RS
2013
Como se formam as nuvens?
Processos de formação das nuvens
Há vários processos de formação das nuvens e das suas dimensões, que dependem da temperatura e da altura onde a nuvem se localiza. Quanto maior a altura, menor é a temperatura.
A origem de uma nuvem está no calor que é irradia- do pelo Sol atingindo a superfície de nosso planeta. Este calor evapora a água que sobe por ser menos denso que o ar ao nível do mar. Ao encontrar regiões mais frias da atmosfera o vapor se condensa formando gotículas de água que compõem então as nuvens
Quando a condensação ocorre bem acima do solo, temos as nuvens - e quando ocorre perto do solo, forma-se o nevoeiro ou a neblina, que é uma nuvem de contato ou próxima do solo.
As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra. Durante a queda, o gelo se derrete, transformando-se em gotas. Todas as nuvens podem produzir relâmpagos? Como elas são?
Não. Somente as nuvens de tempestades, conhecidas como cumulonímbus, possuem os ingredientes necessários para produzir relâmpagos: ventos intensos, grande extensão vertical e partículas de gelo e água em diversos tamanhos.
Estas nuvens são enormes. Elas têm sua base em 2 ou 3 km e o topo em até 20 km de altitude! Podem ter 10 ou mesmo 20 km de diâmetro. Normalmente têm a sua base escura, pois a luz solar é absorvida e espa- lhada pelas partículas de água e gelo de que são formadas. O seu topo mui- tas vezes atinge a base da estratosfera (camada da atmosfera logo acima da troposfera, onde vivemos). Ao atingir a base da estratosfera,