Fisica
Campo Elétrico
Introdução:
Suponha que uma carga fixa positiva q1 está fixa em um ponto do espaço e colocamos uma segunda carga q2 próxima a ela. Da Lei de Coulomb sabemos que q1 exerce uma força eletrostática repulsiva sobre q2 e poderíamos, conhecidas as cargas e a distância entre elas, determinar a força de interação. Porém permanece a questão: Como q1 "sabe" da presença de q2?
Esta questão sobre ação à distância pode ser explicada devido a presença de um campo elétrico, criado no espaço em torno da carga q1. Em um dado ponto P do espaço, o campo elétrico dependerá da magnitude da carga q1 e da distância da carga q1 a P.
Quando colocamos q2 em P, q1 interage com q2, através do campo elétrico em P.
Como um exemplo prático de ação à distância, durante o vôo da espaçonave Voyager II em torno do planeta Urano, sinais de comando eram enviados da
Terra para a espaçonave. Esses sinais enviados por ondas de rádio, (um tipo de onda eletromagnética), eram gerados por meio de oscilações de elétrons em uma antena de transmissão na Terra. O sinal movia-se através do espaço e era recebido pela espaçonave somente quando elétrons na antena receptora da nave oscilavam,
2,3 h depois do sinal ser enviado pela Terra. O sinal se propaga pela velocidade c da luz no vácuo. Este e mu itos outros exemplos mostram que a eletricidade, o magnetismo, a ótica podem representar juntas uma maneira conjunta de se explicar um fenômeno.
O vetor r identifica o ponto genérico do espaço P(x, y, z).
O vetor R r r de Q a P.
Podemos ainda escrever:
E (r )
Qr
4 0r
r r 3
Ou:
E (r )
ˆ
Q x x ax
4
0
xx
ˆ y y ay
2
yy
2
ˆ z z az zz 2 32
1
O campo devido a n cargas pontuais Q1
localizada em r1 , Q2 localizada em r2 ,..., Qn
localizada em rn será dado por:
Q1
Q2
Qn
ˆ
ˆ
E (r )
ˆ