Metalografia
Curso de graduação: Engenharia Mecânica.
Rudinei Ilton Perske
Luciano Luiz Piccoli
Carlos Gomes
Douglas Thomae
METALOGRAFIA, MICROGRAFIA MATERIAL AISI 304
Chapecó-SC, 2014
1-Resumo
A avaliação metalográfica é uma importante ferramenta na caracterização dos metais, em especial dos aços e ferros fundidos. Apresentar os resultados obtidos são essenciais para que os resultados possam ser corretamente compreendidos e utilizados.
A maior parte dos métodos de ensaio envolve a realização sequencial de etapas de amostragem, preparação, ataque, avaliação, medida e registro. Para se ter uma idéia aproximada da natureza de certos materiais metálicos ou de como certas peças foram fabricadas, pode-se usar os seguintes exames elementares: Aspecto da superfície, Aspecto da fratura, Ação da lima, Centelhas ao esmeril, Atração pelo imã, sonoridade, etc.
Estes exames elementares são rápidos, econômicos e dão ao analista experimentando uma série de informações básicas. Entretanto, com o incremento da tecnologia, um controle mais severo tornou necessário o exame em laboratório, com outros meios, ou seja, com máquinas, aparelhos ou instrumentos que forneçam, de preferência, um valor numérico que servirá para o confronto com normas e especificações.
Este procedimento constitui um critério justo e seguro na avaliação das qualidades dos materiais, contribuindo para a correção dos defeitos e para melhoria da qualidade.
2- Introdução
Aços com teores de cromo superiores a 12% têm grande resistência à oxidação e são comumente designados como aços inoxidáveis. Estes aços são importantes na engenharia, em função de sua resistência à oxidação e a corrosão, propriedades mecânicas a temperaturas elevadas e tenacidade (dos aços inoxidáveis austeniticos).
Os aços inoxidáveis são normalmente agrupados em cinco categorias:
1. Martensídicos. São ligas de ferro e cromo (11-18%) com