the corporation
ÓPTICA GEOMÉTRICA
PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
A óptica geométrica é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados à luz, sem se interessar na sua natureza. A luz é um tipo de energia radiante, que se comporta como partícula ou como onda dependendo do fenômeno estudado.
No vácuo, a luz viaja em linha reta a uma velocidade constante igual a aproximadamente c = 300.000 km/s. Essa é a maior velocidade encontrada em nosso
Universo.
A luz pode ser representada geometricamente por um traço orientado, denominado raio de luz. Um conjunto de raios de luz é denominado feixe de luz, e pode ser: convergente, divergente ou paralelo.
Uma fonte de luz é um objeto que emite raios de luz, que podem ser provenientes dela própria, ou seja, ela produz sua própria luz (fonte primária) como o
Sol, ou também, ela pode refletir a luz que chega até ela através de uma fonte primária.
Nesse caso a fonte é dita secundária e um exemplo é a Lua. As fontes de luz podem ser denominadas pontuais (se suas dimensões forem desprezíveis para o estudo do fenômeno) ou extensas (caso suas dimensões não possam ser desprezadas).
Os objetos podem interagir com a luz de várias formas. Dependendo de como ocorre esta interação, podemos definir os meios onde a luz pode se propagar: transparente, translúcido e opaco.
O meio transparente é aquele no qual a maior parte da luz que chega até ele, atravessa completamente sem sofrer qualquer tipo de dissipação. Ex: vidros em geral.
O meio translúcido é aquele em que parte da luz consegue atravessá-lo, e parte da luz é dissipada ou difundida. Ex: Box de banheiro.
O meio opaco é aquele que não permite a passagem da luz, que é absorvida ou refletida completamente por ele. Ex: uma parede.
Dependendo do meio que a luz encontra para se propagar, podemos observar os seguintes fenômenos:
Reflexão:
Ocorre quando um raio de luz encontra um meio opaco e toda a luz que chega até ele é refletida. Pode