Fisica estatica
Prof. Wadley C. de Castro
1. O bloco de peso P = 55 kgf, apóia-se em superfície rugosa inclinada, com coeficiente de atrito = 0,1. A força F mantém o bloco em equilíbrio. Os ângulos do problema são todos 30º. Pedem-se os valores da força F nas seguintes condições: a) O bloco deve estar na iminência de deslizar para cima. (35,22 kgf) b) O bloco deve estar na iminência de deslizar para baixo. (27,86 kgf)
5. De acordo com as leis da mecânica newtoniana,
se um corpo de massa constante: a) tem velocidade escalar dependente do tempo, é nula a resultante das forças que nele atuam. b) descreve uma trajetória retilínea com velocidade escalar constante, não há forças atuando nele. c) descreve um movimento com velocidade vetorial constante, é nula a resultante das forças nele aplicadas. d) possui velocidade vetorial constante, na há forças aplicadas no corpo. e) está em movimento retilíneo e uniforme é porque existem forças nele aplicadas. 6. Os blocos A e B de presos PA = 40 N e PB = 80 N respectivamente, estão superpostos e apóiam-se em superfície horizontal rugosa. O coeficiente de atrito entre todas as superfícies é = 0,25. Os blocos estão ligados por um cabo ideal que passa por uma polia giratória também ideal. A força F aplicada no bloco B, põe o sistema na iminência de deslizar. Determinar F. (50 N)
2. Num experimento simples de atrito, um aluno obteve para o atrito estático, = 0,19. Na iminência do escorregamento ele mediu (em graus) aproximadamente igual a: a) 11 b) 20 c) 15 d) 23 e) 45 3. Um bloco de 25,0 kg está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal. É necessária uma força horizontal de 75,0 N para colocar o bloco em movimento. Após ele estar em movimento, é necessária uma força de 60,0 N para mantê-lo em movimento com velocidade escalar constante. Encontre os coeficientes de atrito estático e dinâmico a partir dessas informações. (e = 0,306 e d = 0,245). 4. Um bloco de massa de 3,00 kg