Logistica
Professor: Hélio Fonseca
Matéria: Logística Integrada
Aluno: Bruno Elias de Souza
Data: 16/05/2013
Resenha da Disciplina
A disciplina me ampliou totalmente a visão do que realmente é logística. Motivou-me a seguir carreira na área e adquiri muitos conhecimentos teóricos e práticos em que poderei utilizar em minha carreira profissional.
A aula inicial com a história da logística e suas origens me permitiu uma visão bem clara de que essa área é constantemente reavaliada e melhorada e que faz parte estratégica da empresa.
Bons exemplos foram citados na aula como as operações militares, Guerra do Golfo e no âmbito empresarial a Toyota com o revolucionário Just-in-Time. Uma citação que ficou na minha mente na aula foi a do Dornier que escreveu que “Logística é a Gestão de fluxos entre funções de negócios”. Fez-me perceber que todas as áreas da empresa devem ser integradas e a logística tem a função de fazer esse fluxo funcionar corretamente.
Na segunda aula achei interessante a abordagem de que a logística pode se tornar um diferencial competitivo para as empresas. Um exemplo que eu gostei muito foi o da Votorantim em que o forte dela era o cimento e a cal. Então, criaram a Argamassa Projetada onde se instalava um Cilindro e era embutida uma mangueira com água e outra que fazia a concretagem. Tudo isso eliminava elevadores e o processo manual. Outro exemplo interessante foi o vídeo dos Jornais O Estadão e Folha de São Paulo, em que concorrentes se juntaram no custo de fretes para reduzir gastos. Esses exemplos fizeram com que eu sempre pensasse em criar diferenciais competitivos logísticos em meu trabalho.
Na área em que atuo na logística não compreendia muito bem alguns custos e métodos que minha empresa adota. Então na terceira aula pude entender basicamente que as decisões logísticas é um constante uso do Trade-off, ou seja entregar algo hoje para ganhar lá na frente. Perder em um aspecto para ganhar em outro é