Fisica Dos Motores El Tricos 1
Alunos :
Curso \ Período : Engenharia de Petróleo e Gás - 5 º Período
Duque de Caxias, Maio de 2015.
Física dos motores elétricos
Motores elétricos são parte integrante de uma infinidade de equipamentos. Máquinas industriais, automatismos domésticos e automotivos, portões elétricos, dispositivos mecatrônicos, robôs são alguns exemplos de lugares onde podemos encontrar motores. Os motores podem ser dos mais diversos tipos, formas e tamanhos o que leva a todo profissional da eletrônica a ter um conhecimento mais profundo destes dispositivos se quiser saber como trabalhar com eles. Neste artigo especial analisaremos os diversos tipos de motores, suas vantagens e desvantagens e a tecnologia que cada um emprega.
Os motores são transdutores que convertem energia elétrica em energia mecânica. Nesta função, eles fazer parte de uma grande quantidade de equipamentos que encontramos no dia a dia.
Nos últimos tempos com a união cada vez maior da eletrônica à mecânica com a criação de dispositivos mecatrônicos, os motores aparecem em cada vez maior quantidade e numa variedade de tipos até então nunca vista.
Como funcionam os diversos tipos de motores que encontramos nos equipamentos de nosso dia a dia, como trabalhar com eles é algo que todo profissional precisa saber e é isso que vamos levar neste artigo. Fundamentos
A ideia de se obter energia mecânica a partir de energia elétrica, criando-se assim o primeiro motor de corrente contínua vem de 1830 quando Michael Faraday desenvolveu o primeiro motor de disco. Na figura 1 temos uma ideia de como ele funcionava.
Motor elementar de disco No entanto, naquela época as próprias fontes de energia elétrica eram limitadas o que fez com que este motor apenas se tornasse uma curiosidade de laboratório sem aplicação prática alguma.
Os motores modernos se baseiam num princípio muito conhecido de todos os estudantes de física e eletrônica