Fisica Bia
Densidade (d) A densidade de um corpo (no caso um líquido) pode ser definida como sendo a grandeza física que fornece a quantidade de massa (matéria) de que está concentrada num determinado volume. Chamando de m a quantidade de massa contida em certo volume V, a expressão matemática da densidade é:
Na figura abaixo cada balança fornece a massa de três volumes idênticos de alumínio, chumbo e ouro.
Densidade e pressão
Observe que
elas indicam massas diferentes, pois suas densidades são diferentes, ou seja, no mesmo volume possuem concentrações diferentes de massa. Quando o volume de certa substância é homogêneo, a densidade (d=m/v) do corpo coincide com sua massa específica (ρ=m/v) e, para diferenciá-las considere um corpo oco onde a densidade leva em conta o volume total e a massa específica apenas a parte que contém a substância. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), mas são usados também o grama por centímetro cúbico (g/cm3) e o quilograma por litro (kg/L). Relações:
1g=10-3kg --- 1cm3=10-6m3 --- 1g/cm3=103kg/m3 --- 1g/cm3=10-3kg/10-3L --- 1gcm3=1 kg/L
Regra prática:
O que você deve saber Se você tiver uma mistura de duas substâncias P e Q, de densidades dP=mP/VP e dQ=mQ/VQ, a desndidade da mistura será dm=(mP + mQ)/(VP + VQ)
g/cm3=1kg/L
Pressão
Seja uma força aplicada sobre uma superfície de área S. A pressão P exercida pela força sobre a área S é fornecida pela expressão;
A unidade de pressão no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o newton por metro quadrado (N/m2) também denominado de pascal (Pa) Observe na fórmula acima que para uma mesma força, quanto menor a área maior será a pressão exercida pela força. Como exemplos práticos, observe a s figuras abaixo:
Teorema de Stevin - Pressão hidrostática - Vasos comunicantes Pressão no interior de