fisica 3
Universidade de Pernambuco
Fisica 3 – Ivan Leitão
Turma: H5
Materiais Magnéticos
Aplicações e Classificações quanto à permeabilidade.
Recife, 2014
Introdução
Fragmentos grosseiros de ferro, encontrados perto da antiga magnésia (daí o termo “magneto”), foram os primeiros fenômenos magnéticos observados. Notou-se que esses materiais tinham a propriedade de atrair ferro desmagnetizado, e posteriormente, a existência de polos. Descobre-se então que, colocada perto uma barra de ferro perto desse imã, ela absorvia e retinha algumas das propriedades desse imã que, quando suspensa livremente em torno de um eixo, orientava a direção como norte-sul. Dá-se origem a alguns instrumentos de navegação.
Desde então os matérias magnéticos são encontrados em várias áreas, sempre tomando proveito de aumentar um fluxo magnético e/ou restringi-lo a uma determinada região (transformadores, motores, geradores).
Desenvolvimento
Todos material exibe propriedades magnéticas quando submetido a um campo magnético externo. Até mesmo substâncias como Cobre e Alumínio, que normalmente são livres de propriedades magnéticas, são afetadas pela presença de um campo magnético.
Existem várias maneiras de se classificar e dividir os Matérias Magnéticos. Neste trabalho nos limitaremos a trabalhar com a divisão física relativa à permeabilidade. São três as divisões: Ferromagnéticos, Diamagnéticos, Paramagnéticos.
Permeabilidade: Mede o grau de magnetização de um material em resposta a um campo magnético. Está em função da temperatura e da intensidade do campo magnético aplicado.
Ferromagnéticos (Ferro, Níquel, Cobalto, aço): Caracterizam-se por uma magnetização espontânea e totalmente independente de materiais externos. São materiais que, quando submetidos a um campo magnético externo, seus momentos