Arquitetura de computadores
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – FACET
CURSO DE GRADUAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ARQUITETURA
DE
COMPUTADORES
HÉLIO JUNEO FERREIRA XAVIER
2º PERÍODO
Montes Claros-Minas-Gerais
Novembro-2014
Trabalho de Revisão Para a Terceira Prova
1) O termo RISC, cujo significado em português é Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções, é uma oposição ao termo CISC, que significa, por sua vez, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções. O que vem a ser esse “conjunto de instruções”? Conjunto de operações que um processador, microprocessador, micro controlador, CPU ou outros periféricos programáveis suporta, fornece ou disponibiliza para o programador, ou seja, é a representação em mnemônicos do código de maquina com a finalidade de facilitar o acesso os componentes. Cada componente possui o seu próprio conjunto de instruções, que é fornecido pelo fabricante, que também costuma fornecer ou disponibilizar um montador assembly, que transforma o conjunto de instruções em código de maquina para ser utilizado pelo componente. No caso dos processadores, quando o conjunto de instruções for reduzido leva-o ter o nome de RISC e se forem complexas o nome de CISC.
2) Por que um programa compilado para execução em um processador Pentium não é executado em uma máquina SPARC? Dica: atente para a questão anterior.
(Pentium CISC e SPARC RISC) devido o nome de instruções enquanto o Pentium opera com mais de 200 instruções o SPRC opera com cerca de 50 instruções não tem micro programação, as instruções são executadas diretamente pelo hardware.
3) Quais as principais características de um processador RISC puro? Quais estudos motivaram a adoção dessas características? O que se buscava, enfim, com os processadores RISC?
Possui apenas instruções simples sendo necessário combinar algumas várias instruções para executar tarefa complexa. As instruções são executadas