fisica 1
Quando dois líquidos que não se misturam (imiscíveis) são colocados num mesmo recipiente, eles se dispõem de modo que o líquido de maior densidade ocupe a parte de baixo e o de menor densidade a parte de cima (Figura 1). A superfície de separação entre eles é horizontal.
Por exemplo, se o óleo e a água forem colocados com cuidado num recipiente, o óleo fica na parte superior porque é menos denso que a água, que permanece na parte inferior.
Caso os líquidos imiscíveis sejam colocados num sistema constituídos por vasos comunicantes, como um tubo em U (Figura 2), eles se dispõem de modo que as alturas das colunas líquidas, medidas a partir da superfície de separação, sejam proporcionais às respectivas densidades.
Na Figura 2, sendo d1 a densidade do líquido menos denso, d2 a densidade do líquido mais denso, h1 e h2 as respectivas alturas das colunas, obtemos: assim: d1h1 = d2h2
Densidade
. A densidade de um corpo (no caso liquido), pode ser definida como uma grandeza da física que fornece a quantidade de massa (matéria), de que esta concentrada num determinado volume.
Chamada de M a quantidade de massa contida em certo volume V, a expressão matemática da densidade é: . Onde: d=Densidade (kg/m³) ; m=Massa ;(kg) ; V=Volume (m³)
. A densidade serve para demonstrar o quanto uma substância de determinado corpo é compacta. Quando a densidade é alta, significa que o corpo possui muita massa em pouco volume, e a densidade baixa é quando os corpos possuem pouca massa em grande volume.
A unidade de densidade é g/cm³.
. Quando o volume de certa substancia é homogêneo, a densidade (d=m/v) do corpo coincide com a massa específica e para diferencia-las considere um corpo oco onde a densidade leva em conto o volume total e a massa específica apenas a parte que contem a substancia.
Assim, podemos também definir massa específica(densidade absoluta) de uma substância como sendo a razão entre a massa (m) de uma porção compacta