Fisica 1
Este movimento e dado pela referencia de um móvel tendo objetivo em linha reta, sendo ela de forma uniforme, tendo assim uma velocidade constante. Podemos entender desta forma que um móvel se moveu com o mesmo valor de tempo do movimento.
Formula
Para se calcular esta ação tem como apoio a dois símbolos representativos, são eles: Δs= variação de espaço ou deslocamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo
Assim, temos a formula:
V=
Para assim estendermos melhor qual o objetivo que o MRU pretende atingir, temos como exemplo o deslocamento de um carro, a corrida de uma pessoa ou animal, seu tempo gasto e velocidade atingida, assim terão um valor exato do que se pretende obter.
Vejamos um exemplo, para termos noção desta ação.
Ex: 1
Um carro encontra-se no Km 32 -em relação a uma determinada rodovia- ao mesmo tempo o condutor z verifica seu relógio ao qual o mesmo marca 13h. Posteriormente seu veículo encontra-se no km 160, novamente o condutor verifica seu relógio que marca 14h:30min. O condutor, um amante da cinemática resolve calcular sua velocidade, considerando a mesma constante durante todo o percurso. Qual foi o valor da velocidade calculada?
V=
ΔS=160 km-32 km=128 km
ΔT= 14,5h-13h=1,5h
Logo:
V= = 85,3km/h
Obs: podemos observar que temos na questão, um valor dado em km, inicial e final, desta mesma forma para o tempo.
Neste mesmo conceito podemos obter uma formula com mesmo sentido tendo um movimento inicial “t•” movimento de partida, como exemplo uma corrida, calculando o “v” deste móvel de acordo com MRU.
V=
V=
Como to=0s
V=
“Isolando” s
S=so+vt
Vejamos mais um exemplo:
Ex: 2
Um determinado móvel esta se deslocando em uma trajetória retilínea segundo a função horária s=4+28t. Pede-se
a) Determinar seu espaço inicial (so).
b) A velocidade do móvel no instante t = 2s.
c) O espaço do móvel no instante t=3s.
d)A variação de espaço nos 5 primeiros segundos.
Resolução
a) Como S = so