fisica 1
Passo 3: Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
Passo 4: escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.
O alumínio começou a ser explorado de forma mais industrial a partir do momento que seu processo de obtenção foi simplificado e barateado a partir de 1859 com Henri Sainte-Claire Deville ao substituir o potássio por sódio e o cloreto simples pelo duplo. Com o passar dos tempos, com o avanço da tecnologia foram mudando os processos de extração e separação do alumínio, em que um dia foi valioso como o ouro, hojej em dia já está com preço bem menor. Não esquecendo que a reciclagem deste material também colaborou para redução do preço.
A obtenção do alumínio a partir do minério de bauxite, que é bem abundante na crosta terrestre, que efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. A bauxita é extraída, lavada e secada antes de ser enviada à Refinaria onde se produz o alumínio. Alguns fatores que fez com que o alumínio se tornase um metal utilizado em diversar áreas:
Leve, com baixa densidade, Resistência, Elasticidade, Plasticidade, Fácil de trabalhar, Fácil de soldar, Fácil de montar, Resistente à corrosão, Bom condutor, De expansão linear, Não tóxico e Bom reflector.
Propriedades Intensivas - dependem apenas do material, não importa a quantidade. Exemplo: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.
Propriedades Extensivas - dependem da massa, por exemplo: volume impenetrabilidade.
Propriedades físico-químicas - entre as quais se destacam o baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem, apresenta uma ampla variedade