fisica 1
A tarefa mais urgente que a comunidade internacional enfrenta é a necessidade de conciliar a sustentabilidade com o crescimento da produtividade. Demandas pela proteção e manejo racional do meio ambiente suplantaram a necessidade igualmente importante de produzir mais alimentos, futuros aumentos de produtividade nos países em desenvolvimento dependerão da habilidade das instituições nacionais de desempenharem um papel central na geração e difusão de tecnologias que conciliem este objetivo com a redução da pobreza, desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente.
Pensar o desenvolvimento sustentável implica: considerar a necessidade de recuperar o patrimônio natural, preservar os ecossistemas e definir o uso racional dos recursos que permita máxima agregação de valores sócio-econômico-culturais.
Para atingir metas tão grandiosas, é evidente a necessidade de transformação radical de nosso modelo de civilização baseado no desenvolvimentismo e no consumo, com a visão constante do lucro máximo no mínimo tempo. Qual é, então, o papel da ciência na construção de um desenvolvimento sustentável?
Vivemos um momento em que o avanço tecnológico e os impactos, sócio econômicos decorrentes mostram-se ilimitados e capazes de interferir de modo radical na vida das pessoas, independentemente da diversidade étnica, cultural ou geográfica.
Processos de transformação sócio-cultural-tecnológica que demoravam décadas e até séculos para se legitimar, revelam-se hoje complexos e desafiadores