FIREBIRD
GBAK é utilitário de backup e restore do banco de dados. Também permite alterar vários parâmetros internos do banco de dados.
GDEF é um utiltário de metadados que foi removido na época do Interbase 4.0 e retornou na versão 6 de código aberto. A funcionalidade do mesmo é provavelmente redundante.
GFIX permiter tentar consertar bancos de dados corrompidos, inicializar e parar bancos de dados, resolver transações "no limbo" em múltiplos bancos de dados, mudar o número de buffers de página e outras coisas mais.
GPRE é o pré-processador que converte código fonte, o qual pode ser escrito em um certo número de linguagens, contendo vários "pseudo-códigos" SQL embutidos em chamadas para o engine do Firebird.
GSEC é utilitário de manipulação do banco de dados de segurança. Ele permite ao DBA (ou qualquer usuário privilegiado) manter contas de usuários para vários bancos de dados do Firebird. Usando suas várias opções, usuários podem adicionados, eliminados ou seus dados atualizados no banco de dados de segurança.
GSPLIT é um filtro que permite "passar por cima" de limitações de tamanho máximo de arquivos, achados em alguns sistemas operacionais, ao criar backups de grandes bancos de dados. Este utilitário é distribuído para Windows somente e, infelizmete, parece não funcionar. Por sorte nossa, GBAK permite que os arquivos de backup possam ser quebrados em várias partes, de modo que GSPLIT não é necessário. Em sistemas Unix existem utilitários do sistema operacional que podem ser utilizados em lugar do GSPLIT, se necessário.
GSTAT permite ao administrador do Firebird a capacidade de obter estatísticas sobre a saúde geral e utilização de várias partes do banco de dados.
ISQL é o utilitário interativo que permite a execução de consultas ad-hoc contra um banco de dados Firebird. É uma ferramenta console (modo texto) - assim como muitos dos utilitários -