Firebird
Renato Luis Bombardi*, Robson Ferreira Gomes*, Rogério Lanza*
*Aluno do Curso de Informática para Negócios/Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto
(FATEC), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil e-mail: robsonfg@terra.com.br
Resumo : A evolução dos negócios e das relações humanas, vem requerendo cada vez mais uma grande massa de informações, pessoais, de grupos e até mesmo de nações inteiras, a guarda e a manipulação dessas informações somente se faz possível com programas de armazenamento e manipulação de grandes quantidades de dados, eis que para isso existem os Bancos de Dados. Sistemas complexos que proporcionam facilidades na guarda desses dados. Este trabalho visa expor a viabilidade de uso de um deles, Open Source e de uso difundido mundialmente, seu nome
Firebird. Um banco que surgiu para preencher uma grande lacuna neste segmento. Os métodos de pesquisa utilizados serão buscar na internet, alguns livros específicos sobre o tema, bem como comparativos de performance e funcionalidades executados por uma empresa especializada, e dados obtidos em uma outra empresa, de menor porte, mas que faz uso intenso desta ferramenta.
Palavras-chave: Banco de Dados, Firebird, Borland, Interbase, Open Source, Informação, Gerenciador, Sistemas.
1.Introdução
Com o progresso obtido pela humanidade nas diversas áreas do conhecimento, tornou-se necessário a criação de mecanismos que pudessem gerir e organizar as informações e dados resultantes desse progresso.
Foi a partir do desenvolvimento da computação que se criou os mecanismos que puderam satisfazer tal necessidade, surgindo daí os SGBD (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados).
Grandes bancos de dados foram desenvolvidos, tais como Oracle, SQL Server, IMB, com o seu DB2, além de outros de menor expressão.
Foram desenvolvidos, em seguida, alternativas não pagas, chamados de free, ou seja, gratuitos, bem como os
conhecidos