Firebird
Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)
O SGBD Firebird surgiu em 1984, sob o nome de “Groton Database System”. Em 1988 a companhia foi adquirida pela Ashton Tate, logo em seguida, em 1991, foi comprada pela Borland Software Corporation, onde o então sistema “InterBase 6.0 Open” deixou de ter continuidade, e a partir do trabalho em cima do código-fonte desse sistema, Jim Starkey e Ann Harrison, conhecidos como “Os pais do Firebird”, é lançado, em 2000, o Firebird.
O Firebird é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) licenciado sob a InterBase Public License, sendo completamente gratuito, não gerando custos ao Cliente/Servidor. É um SGBD com suporte completo ao SQL- 92 e implementa a maioria do padrão SQL-99, além de alguns adicionais úteis, incluindo declarações, sintaxes, cláusulas, subconsultas, assim como todos os tipos de dados SQL.
O Firebird é disponível para diversas plataformas de Sistemas Operacionais (SO), sendo as mais usadas Linux e Windows, incluindo MS Terminal Servers e Citrix MainFrames. Também é usado pelas plataformas Mac OS X, Solaris e HP-UX. Migrar de uma plataforma para outra é possível a qualquer momento, basta fazer um backup da base de dados de um SO usando o formato transportável (Transportable) e então restaura-lo em outro SO qualquer.
O sistema permite bases de dados de diversos tamanhos, sendo o limite teórico 64TB para um único arquivo da base de dados, sendo então o limite prático o sistema de arquivos/operacional ou o espaço disponível no HD.
Assim concluímos que o SGBDR Firebird possui alta capacidade e, ao mesmo tempo, é leve. Atende igualmente bem as aplicações de um único usuário e as aplicações corporativas, sendo um simples servidor Firebird capaz de manipular múltiplas bases de dados independentes, cada uma com múltiplas conexões