fiofó da onça
Este portifolio tem o objetivo de relatar a história de uma festa que acontece em um município de Alexânia(Go), chamado Olhos d’Água. Festa essa que leva o nome de Fiofó da Onça.
O nome Fiofó da Onça surgiu de uma grande brincadeira, num determinado momento, em que a comunidade resolveu fazer uma festa caipira que não ficasse limitada entre muros de casas particulares, associações ou escolas. Isso tudo para que as pessoas não precisassem ser convidadas para a festa, sendo uma festa na rua, onde todo mundo estaria convidado.
O nome, que parece estranho para muita gente, acabou virando sinônimo de brincadeira e diversão, e é assim que tudo funciona. A cada ano, mais pessoas vem participar dessa festa. O Fiofó da Onça é uma festa que acontece no mês de agosto, por conseqüência, de muitas festas, sobretudo na época junina que geralmente são realizadas nos meses de junho e julho, com isso a comunidade foi adiando para o final de junho, depois para o final de julho, até que encontraram uma data em agosto que não coincidiria com nenhuma outra festa junina.
A primeira festa do Fiofó da Onça aconteceu então, em agosto de 2004 e com isso se torna a última festa caipira da redondeza, sem idealizadores nomeados, nasceu da vontade de um pequeno grupo com objetivo de ter o que comer ou beber e muito mais para se divertir, e sobre tudo pelo prazer de estarem juntos. A principal atração é a pracinha do interior, quando todos do vilarejo, já terminou a lida do dia a dia, joga uma água no corpo e sai de casa para encontrar os amigos trocar um dedo de prosa jogar conversa fora e se descontrair um pouco, sempre acaba chegando algum violeiro, algum contador de causo, algum catireiro, que lá pelas tantas depois da canjica e pipocas regadas por uns golinhos se juntam e começam a dançar a quadrilha onde não precisa vestir roupas adequadas e nem saber dançar a quadrilha, cada um que chega contribui com a sua parte onde o princípio básico e a diversão.
Quando o