Finasterida
1° SLIDE
É um medicamento antiandrógeno É usado em baixas doses para o tratamento da calvície e em altas doses no tratamento da hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata.
ANTIANDROGENO: INIBE 5+-ALFARREDUTASE QUE É A AENZIMA QUE CONVERTE A TESTOSTERONA EM DI-HIDROTESTOSTERONA
2º SLIDE
PODE SER ENCONTRADO COMO: Proscar, Propecia, Fincar, Finalop,Finpecia, Finax, Finast, Finara, Prosteride
3º.4º ,5º SLIDE
USADO NO TRATAMENTO :
1-A hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Pode provocar estreitamento da uretra com dificuldade demicção
2-alopécia androgenética Calvície, queda de cabelos de causa genética)
Segundo os estudos realizados pelo laboratório que pesquisou o seu uso para o tratamento da alopécia, a finasterida interrompe a evolução da calvície em 86% dos homens tratados.
O que é?
A alopécia androgênica ou calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos levando à "queda dos cabelos", que sofrem um processo de miniaturização. A herança genética pode vir do lado paterno ou materno.
A alopécia androgênica é resultado da estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos que começam a ser produzidos na adolescência (testosterona). Ao atingir o couro cabeludo de pacientes com tendência genética para a calvície, a testosterona sofre a ação de uma enzima, a 5-alfa-redutase, e é transformada em diidrotestosterona (DHT).
É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva a cada ciclo de crescimento dos cabelos, que vão se tornando menores e mais finos. O resultado final deste processo de diminuição e afinamento dos fios de cabelo é a calvície. http://www.dermatologia.net/novo/base/noticias/art_finast.shtml MECANISMOS DE AÇÃO
A finasterida atua