Finanças
ÁREA : FINANÇAS
QUAL É A DEFINIÇÃO DESTA ÁREA? Todas as atividades empresarias envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. Finanças diz respeito ao processo, aos mercados e aos instrumentos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e demais instituições. Portanto finanças é a arte e ciência de administrar o dinheiro.
QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ESSA ÁREA? De forma abrangente podemos identificar 3 áreas de decisões financeiras: 1ª decisões de financiamento: obter recursos financeiros para que a empresa possa funcionar ou expandir suas atividades através do mercado de capitais (aumento de capitais,financiamento ou condições de pagamento aos fornecedores, empréstimos bancários, etc) 2ª decisões de investimento: utilizar recursos financeiros para as operações da empresa, nos vários setores e áreas de atividade ( compra de matérias prima, aquisição de máquinas e equipamentos, pagamento de salários, etc) 3ª decisões relativas à destinação do lucro: aplicar recursos financeiros excedentes (aplicações no mercado de capitais ou no mercado monetário, aquisição de imóveis ou terrenos, etc)
QUAL A IMPORTÂNCIA DESTA ÁREA PARA A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO? É a administração financeira que cuida dos recursos financeiros da empresa. Ela se preocupa com dois aspectos importantes dos recursos financeiros que é a rentabilidade e a liquidez. Desta forma profissionais de todas as áreas de responsabilidade em cada empresa precisam interagir com o pessoal e os procedimentos de finanças para desempenhar suas tarefas. Para que o pessoal de finanças possa fazer previsões e tomar decisões uteis, devem estar dispostos e habilitados a conversar com colegas de outras áreas. Por exemplo, ao avaliar um novo produto, o gerente financeiro precisa obter da equipe de MKT previsões de vendas , diretrizes de precificação e