Finanças
A economia brasileira já superou várias crises no decorrer da sua historia no qual marcaram época. Dentre elas podemos citar os cortes públicos, aumento de impostos e retomados do crescimento econômico autossustentado, mas ainda, existiam as falhas no sistema de gerenciamento dos recursos governamentais, sendo assim, com intuito de sanar esses problemas foi criado então o sistema Integrado da Administração Financeira Federal (SIAFI).
Para o perfeito entendimento da questão financeira governamental relacionada ao SIAFI, tendo como objetivo principal mostrar desde os motivos históricos para a sua idealização, passando pela concepção e desenvolvimento, até a sua implantação e possíveis aplicações, sem abandonar os vários assuntos correlacionados.
Vale acrescentar a altivez do nosso sistema, que, inclusive, vem sendo estudado e implementado em outros países, com similar competência. Neste trabalhamos iremos trazer esclarecimento sobre o SIAFI, conforme as informações do artigo de Allan Gonzaga.
OBJETIVOS
O principal objetivo deste trabalho é esclarecer como o Sistema de Informação sobre a Administração Financeira Pública – SIAFI, foi criado, quando foi esse processo de criação, quem colaborou, de que forma o SIAFI melhorou o serviço público. A eficiência conseguida pela implantação do SIAFI no Estado, e a economicidade conseguida também são pontos cruciais do trabalho.
DESENVOLVIMENTO
O Estado brasileiro há muito tempo já se encontrava em total desorganização com mudanças de governos, e de ideologias diferentes, expondo total fragilidade no serviço público, e um grande e desordenado sistema. Sistemas ultrapassados, que ocupavam muito espaço físico, e desorganizava as salas, onde servidores ficavam em meio a um emaranhado de papeis e pastas, com informações misturadas à outra nada semelhante. Então foi criado o Sistema Integrado da Administração Financeira Federal (SIAFI), com o objetivo de mostrar desde os motivos históricos