Finanças
De acordo com o IBGE, desde 2012, a metodologia de apuração da inflação é baseada nos novos padrões de consumo revelados pela POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2008/2009. Com a adoção dessa metodologia, houve o aperfeiçoamento da apuração dos gastos dos consumidores, de forma a atender às recomendações internacionais para que os institutos que produzem índices de preços atualizem suas bases a cada cinco anos.
No Brasil, historicamente, as principais instituições que calculam índices de preços para economia brasileira são Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE). A seguir, estão três índices de preços de ampla utilização para correção e atualização de preços ou de contratos:
INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Mede a variação nos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendas entre um e oito salários mínimos. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia